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Texto com 326 palavras
Uma coisa são pessoas que não se falam. Outra, bem diferente, são pessoas que não se comunicam, embora se falem…
A comunicação efetiva é fundamental em qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Comunicar-se vai muito além de uma simples troca de informações. É preciso que o que foi transmitido seja compreendido, acolhido. E este é um grande desafio, pois se você não consegue se comunicar com eficiência e não consegue se fazer entender, pode estar colocando em risco todas as suas relações. Ainda que você não seja responsável diretamente pelo que o outro entende, você é responsável por tentar se comunicar – fazer a sua parte – da melhor forma possível.
Muitas vezes, especialmente nos momentos de raiva ou frustração, uma coisa dita da forma errada pode gerar uma discussão desnecessária. Conversas complexas via mensagens de texto, por exemplo, em que não há o “tom de voz” e o humor dos interlocutores está oculto pela distância, pode ser bastante desafiador transmitir o que se deseja e ter uma noção razoável de que o outro realmente compreendeu.
Sempre que se comunicar, faça com a intenção de construir. Mesmo quando se trata de uma crítica, é possível fazê-la com cuidado, para dizer o que precisa ser dito, sem magoar ou ferir. A fala deve ser franca e cuidadosa, para manter a comunicação aberta e a escuta possível. Em geral, as mágoas decorrentes de uma fala “atravessada” acontecem muito mais pela forma como ela foi feita, do que pelo seu teor. Este cuidado evita o mal-entendido e preserva relações.
Irritabilidade e agressividade no falar podem ser trabalhados de forma muito eficiente na psicoterapia. Pensar nas próprias motivações, nas questões ligadas à autoestima, nas escolhas das frases e na capacidade de conversar de forma empática são meios que a psicologia tem para auxiliar na comunicação e, mais do que isso, de levar ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal em algo que é indispensável na vida: a relação com o outro.
#lacan #escuta #psicologiaparasermaisfeliz #comunicação #motivação #procureumpsicólogo
Uma coisa são pessoas que não se falam. Outra, bem diferente, são pessoas que não se comunicam, embora se falem…
A comunicação efetiva é fundamental em qualquer relação, seja pessoal ou profissional. Comunicar-se vai muito além de uma simples troca de informações. É preciso que o que foi transmitido seja compreendido, acolhido. E este é um grande desafio, pois se você não consegue se comunicar com eficiência e não consegue se fazer entender, pode estar colocando em risco todas as suas relações. Ainda que você não seja responsável diretamente pelo que o outro entende, você é responsável por tentar se comunicar – fazer a sua parte – da melhor forma possível.
Muitas vezes, especialmente nos momentos de raiva ou frustração, uma coisa dita da forma errada pode gerar uma discussão desnecessária. Conversas complexas via mensagens de texto, por exemplo, em que não há o “tom de voz” e o humor dos interlocutores está oculto pela distância, pode ser bastante desafiador transmitir o que se deseja e ter uma noção razoável de que o outro realmente compreendeu.
Sempre que se comunicar, faça com a intenção de construir. Mesmo quando se trata de uma crítica, é possível fazê-la com cuidado, para dizer o que precisa ser dito, sem magoar ou ferir. A fala deve ser franca e cuidadosa, para manter a comunicação aberta e a escuta possível. Em geral, as mágoas decorrentes de uma fala “atravessada” acontecem muito mais pela forma como ela foi feita, do que pelo seu teor. Este cuidado evita o mal-entendido e preserva relações.
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